Escola De RH
As pessoas na organização
A integração entre o indivíduo e a organização não é uma problemática nova. As primeiras preocupações surgiram com os antigos gregos. Elton Mayo fez extensas análises do impacto causado pela organização industrial e pelo sistema de autoridade unilateral sobre o indivíduo. Criticou a abordagem molecular e desumana desenvolvida pela Administração Científica de Taylor e seguidores.
Aos poucos a abordagem clássica, centrada na tarefa e no método, foi dando lugar à abordagem humanística centrada no homem e no grupo social. Tal mudança deu-se por volta de 1930, desde então percebeu-se a existência do conflito industrial, ou seja, a existência de interesses antagônicos entre o trabalhador e a organização, e a necessidade de uma harmonia industrial baseada em uma mentalidade voltada para as relações humanas.
Para atingir seus objetivos, os operários se uniam, como resultado, alcance dos objetivos e crescimento. Resultando na necessidade de mais colaboradores e pessoas capazes de supervisionar e gerenciar outras.
Desta forma, tanto pessoas como as organizações desejam alcançar objetivos organizacionais.
Organizacionais O que a organização pretende alcançar: Lucro, produtividade, redução de custos, qualidade,
Objetivos satisfação do cliente, etc.
Individuais O que as pessoas