Escola de relações humanas
A Teoria das relações humanas surge como uma nescessidade de humanizar e democratizar a administração, fazendo com que a rigidez e o mecanismo da teoria clássica fosse 'extinto'. Eles também tinham como ideia o desenvolvimento das chamadas humanas, como psicologia e sociologia.
Foi feito um estudo em Hawthorne, analisando diversos operarios, com salas de observação, com entrevistas, dentre diversas outras coisas. Feitas em tres fases, sala de provas, programa de entrevista e a sala de observação.
Na primeira experiencia, era para saber sobre fadiga no trabalho, foram selecionada seis moças, e feito testes com elas. Depois de muito testar ; iluminação da sala, humidade, barulho, dentre diversos outros fatores, foi constatado muita oscilação na produção, diminuia, subia, estabilizava, e depois diminuia, e com as mesmas caracteristicas aumentava muito, até que foi visto que não eram os fatores climaticos ou outros que influenciavam isso, e sim o ambiente descontraido e sem pressão que as faziam trabalhar mais, e com um melhor rendimento.
Já no programa de entrevistas, foram feitos varios questionarios, de 30 minutos com cada funcionario, mas logo perceberam que o tempo era pouco, e preferiram ter uma conversa um pouco mais informal com o supervisor e operário. E foi algo extremamente bom para a organização, pois começaram a notar que pequenas coisas influenciavam na produção e rendimento, desde um fator pessoal até um problema dentro da empresa. Descobriram tambem que havia um 'grupo' informal nos operarios, os quais se ajudavam, trabalhavam juntos... E na ultima eles fizeram uma sala de observação de comportamento, e perceberam que o grupo usava de artimanhas com os outros, aumentavam muito a produção, e se um ficasse pra traz ele sofria consequencias, e vice e versa.
Por fim