Escola de relações humanas
2.1 Introdução para podemos falar da escola de Relações Humanas precisamos primeiro entender o conceito vigente de administração. e esse conceito era o da escola clássica de administração, que acreditava que a organização de uma forte estrutura interna nas empresas garantiriam resultados melhores na produção. A escola clássica acreditava também nos incentivos econômicos para motivar os indivíduos em seu trabalho.
A escola de Relações Humanas tem como objetivo aumentar a lucratividade da empresa diminuindo os custos oriundos dos conflitos internos, ou seja, ela procura perceber como as relações humanas afetam a produtividade da empresa.
2.2 A escola de Rh surgiu através de estudos realizados inicialmente pela Academia Nacional de Ciências e posteriormente por professores da Universidade de Harvard. A análise baseava-se nos estudos dos pensadores da Escola Clássica, que viam o homem como uma unidade isolada cuja eficiência poderia ser estimada cienfiticamente. Os fatores que influenciavam essa eficiência seriam:
- movimentos que exigiam grande esforço na execução do trabalho
- fadiga
- deficiência do ambiente físico
Esse estudo pode ser divido em trÊs partes
1ª fase: tinha a finalidade de estudar como a intensidade da luz influenciava a produtividade. Os métodos de produção e os sistemas de remuneração continuaram constantes e foram selecionados dois grupos de operários; em um grupo a iluminação permaneceu estável durante a experiência e no outro a intensidade da luz foi aumentando. Os resultados mostraram que em ambos os grupos a produção aumentou. A conclusão foi de que havia outras variáveis que nao estavam sendo controladas influenciando diretamente a produção. Essas conclusões ficaram conhecidas como efeito Hawthorne, mostrando que o simples fato dos indivíduos serem observados muda seu comportamento - os funcionários se esforçam mais quando percebem o interesse da diretoria em suas condições de trabalho.
2ª fase; seis mulheres