Escola de relacoes humanas
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
THAISA HELENA PIRES
ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS, ABORDAGEM COMPORTAMENTAL E PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO
ITUIUTABA-MG
NOVEMBRO, 2013
O surgimento da Escola de Relações Humanas deu início após o desenvolvimento das ciências comportamentais juntamente com as modificações decorrentes do sistema de equilibro entre empregado e patrão. O que ela almejava era a convivência harmoniosa dentro e fora da empresa. E foi nesse contexto histórico que surgiram as pesquisas e experimentos para testar a eficácia dos princípios de Taylor e Fayol. A Teoria das Relações Humanas enfatizou o conceito de liderança. Mostrando a forte influência da liderança informal sobre o comportamento das pessoas, enquanto a Teoria Clássica enfatiza a autoridade formal. A liderança tem se tornado um dos temas mais pesquisados nos últimos cinquenta anos, e para isso, segundo Chiavenato foram classificadas em três formas distintas.
Liderança Autocrática, em que a decisão é tomada antes de informar os outros, possuindo dois cenários distintos, ora usa a informação que possui e toma a decisão, ora questiona os membros da equipe para obter informações não informando para que serve a informação recolhida. Liderança Democrática, que reúne as informações da equipe antes de tomar a decisão final. E a Liderança Liberal, também conhecida como “laissez-faire”, em que o gestor e a equipe trabalham juntos para se chegar a um consenso.
A Gestão de pessoas teve como objetivo orientar o comportamento humano e as relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho, através práticas e politicas pré-estabelecidas. Em uma organização a Gestão apresenta quatro funções distintas, são elas; Planejamento, definindo os recursos necessários para alcançar o objetivo. Organização, estabelecendo regras que permitem chegar ao resultado proposto. Liderança, coordenando para que o trabalho possa sair alinhado aos objetivos da organização. E por fim o