Escola de manufatura
Participantes:
Eduardo Ferraz de Camargo
Eduardo Theodoro de Campos
Fev´13
Sumário 1 - INTRODUÇÃO 3
2 - APRESENTAÇÃO 8
3 - JUSTIFICATIVA 8
4 - OBJETIVO 9
5 – PUBLICO ALVO 9
6 – EXECUÇÃO 9
7 – CRONOGRAMA 10
8 – RECURSOS E ORÇAMENTOS 11
9 – BIBLIOGRAFIA 11
1.INTRODUÇÃO
A sistemática de gestão à vista, iniciada pelo movimento da qualidade total e reforçada mais recentemente com os sistemas da qualidade QS 9000 é uma forma de divulgação de informações sobre o desempenho de empresa ou setor, como por exemplo, indicadores da produtividade, qualidade, segurança, etc. O principal objetivo é alocar em lugar visível e apropriado, as informações consideradas cruciais para percepção de problemas e identificação de oportunidades de melhorias (SILVA e SANCHES, 2001).
Os principais objetivos da gestão à vista são (MELLO, 1998):
• Oferecer informações acessíveis e simples, capazes de facilitar o trabalho diário, aumentando o desejo de se trabalhar com maior qualidade.
• Aumentar o conhecimento de informações para o maior número de pessoas possíveis.
• Reforçar a autonomia dos funcionários, no sentido de enriquecer os relacionamentos e não de enfraquecê-los.
• Fazer com que o compartilhamento das informações passe a ser uma questão de cultura da empresa.
As informações devem ser bem visíveis, fáceis para se ver e entender; informativas, transferindo informações úteis, estimulantes e motivantes para quem as vêm; benéficas, fazendo o serviço fácil, rápido, seguro e o mais satisfatório; atraente, interessante, colorida e apreciável para o observador (TONKIN, 1998).
O desenvolvimento e implantação da gestão à vista facilita a agilização da divulgação de informações dentro da empresa, principalmente quanto às metas de desempenhos especificadas, além de permitir um feedback, em períodos de tempo adequados e flexíveis, dos resultados das atividades de produção para a gerência e para os