Fichamentos
Faculdade de Educação
Disciplina: Organização Social e Técnica do Trabalho
Profª: Nágela
NF: VII A
Nayara Xavier Duarte Peixoto
FICHAMENTOS:
Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos – Dermeval Saviani
Da manufatura a fabrica automática – Karl Max
Saberes docentes e formação profissional - Maurice Tardif
Junho / 2015
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.34, jan./abr. 2007.
Neste artigo intitulado Trabalho e Educação: Fundamentos Ontológicos, Saviani (2007), discute sobre a importância do trabalho para os homens e sobre a relação trabalho e educação. Através dessa análise é possível perceber que acontece há uma certa separação dessas instâncias no decorrer do processo histórico mas, do mesmo modo, percebemos uma indissolubilidade desses termos.
A contextualização perpassa por diferentes sociedades (comunal, escravista, feudal e a burguesa) e até a sociedade contemporânea capitalista que nos encontramos hoje em dia.
Tivemos no início o comunismo primitivo nas comunidades primitivas, onde tudo era compartilhado e não havia divisão de classes.
Aristóteles acreditava que a diferença do homem e dos outros animais seria a racionalidade, mas considerava o trabalho como não digno dos homens livres.
Bergson acreditava que o Homem se destaca da natureza para existir e produzir sua própria vida, diferente dos animais que se adaptavam a natureza, no nosso caso nós adaptamos a natureza a nós.
O trabalho é o ato de agir sobre a natureza transformando-a em função das necessidades humanas.
A Educação era considerada vida, hoje não mais, pois, é apenas uma preparação para a vida.
A divisão de classes sociais modelo vigente até hoje surgiu com a apropriação privada da terra e o desenvolvimento da produção do trabalho. A verdade é que com a divisão de classes a Educação também se dividiu.
O capitalismo