Artigo
Braz. J. Biol. v.66 n.3 São Carlos ago. 2006 http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842006000500008 ECOLOGIA Protegidas do cerrado fragmentos crescem e perdem mesmo aves metapopulational no centro de São Paulo, Brasil Fragmentos protegidos de cerrado crescem e perdem mesmo aves metapopulacionais na região central do Estado de São Paulo, Brasil
Edwin O. Willis I , II
IDepartamento de Zoologia, Universidade Estadual Paulista, CEP 13506-900, Rio Claro, SP, Brazil
IIInstituto de Estudos da Natureza – IEN, Rua 2, n. 2272, Centro, CEP 13500-153, Rio Claro, SP, Brazil
Endereço para correspondência
RESUMO
Moderadamente floresta densa ( cerradão ) cresceu em duas manchas isoladas de savana arbustiva ( cerrado ), no centro de São Paulo ao longo de 23 anos de censos de aves. no cerrado fragmentos protegidos e, portanto, "metapopulações" podem não sobreviver ao longo do tempo, só no espaço.
Palavras-chave: pássaros, cerrado , extinções, crescimento floresta, metapopulações, savanas.
RESUMO
Dois fragmentos isolados de cerrados, na região central do Estado de São Paulo, desenvolveram-se a moderadamente densa vegetação (cerradão) em cerca de 23 anos de levantamento de aves, perdendo permanentemente várias aves raras e ganhando espécies de mata. Os frutos do outono e inverno atraem os migrantes de longa e curta-distância. Os picapaus e algumas aves que nidificam em buracos parecem desaparecer durante o crescimento das árvores. Algumas aves de áreas com ervas desapareceram com os pastos, mas a cana-de-açucar reduziu ainda mais o número de aves até os pastos crescerem. Mesmo as espécies que se movimentam muito desaparecem com o crescimento da vegetação nos fragmentos protegidos de cerrado, de forma que "as metapopulações" podem não sobreviver com o tempo, somente com o espaço.
Palavras-chave: aves, cerrado, crescimento florestal, extinção, metapopulações, savanas.
INTRODUÇÃO
Como a agricultura desenvolve,