Fichamento De Metodologia
Michael Sandel
Contra a Perfeição
Ética na era da engenharia genética
RIO DE JANEIRO
2015
Danielle Machado de Jesus
Contra a Perfeição
Ética na era da engenharia genética
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Moraes Júnior - Mackenzie Rio como requisito parcial para obtenção de nota bimestral na disciplina Metodologia da Ciência sob a orientação da ProfªDrª Maria Manuela Alves Maia.
RIO DE JANEIRO
2015
BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Natureza humana: conhecimento e saber. Fundamentos de metodologia científica. 3. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. p. 35-47.
Introdução:
O capítulo nos levará a reflexão dos processos de conhecimento que os seres humanos têm ao longo da vida. Tais conhecimentos possuem um objetivo, no qual será abordado no percurso do capítulo apresentado.
“Elucida-se nesse quadro que a natureza humana como um campo de dados e fatos possui um mundo sensitivamente vivido em que toda sensação reproduz a percepção de um objeto. No processo de conhecimento, o mundo sensorial refere-se à apreensão das qualidades sensíveis, enquanto a percepção refere-se à apreensão do objeto como tal.” (p. 35-36)
“A natureza humana é, portanto, um todo que se compõe de processos, disposições e experiências interiores e exteriores, os quais se intrigam no ato de conhecer e saber.” (p. 36)
“O conhecimento se dá pela vivência circunstancial e estrutural das propriedades necessárias à adaptação, interpretação e assimilação do meio interior e exterior ao ser.” (p. 36)
“O homem é um ser de cultura que subsiste e se desenvolve com o progresso da sociedade, da civilização, sendo, desse modo, um animal histórico. Porque vive, quer realizar-se a si mesmo, ser aquilo que é capaz de ser, e isso o induz a trabalhar para conhecer-se melhor, descobrir suas forças internas, anotar as aptidões e possibilidades que o