Escola de administração cientifica
Introdução
A abordagem típica da Escola da Administração Cientifica é a ênfase nas tarefas, e tem esse nome devido a tentativa de aplicação dos métodos científicos aplicáveis aos problemas da administração, afim de alcançar elevada eficiência industrial.
Ela foi iniciada no começo do século pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, ele provocou uma verdadeira revolução nos pensamentos administrativos da época.
Primeiro período de Taylor
Esse período corresponde à época da publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas) que foi publicado em 1903 e tem seu foco nas técnicas de racionalização do trabalho operário. Taylor começou por baixo, junto com os operários no nível de execução, fazendo uma analise de tarefa de cada operário, verificando assim que o operário médio produzia muito menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível. Ele percebeu que o operário, que trabalhava menos acabava sendo remunerado da mesma maneira que o que se esforçava mais, sendo assim surgiu a necessidade de remunerar melhor o operário que trabalha-se mais.
Principais pontos do livro: * O objetivo de uma boa Administração é pagar salários altos e ter baixos custos unitários de produção; * Para realizar o objetivo acima é necessário aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para o seu problema global; * Os empregados devem ser colocados em serviços ou postos com os materiais e condições de trabalhos adequados; * Os empregados devem ser treinados, para executarem sua tarefa, de modo que a produção normal seja cumprida; * Um ambiente intimo e cordial de cooperação deve ser cultivada entre a administração e os trabalhadores.
Segundo período de Taylor
Corresponde a época da publicação do seu livro Princípios da Administração Cientifica de 1911, após concluir analise do trabalho operário, precisaria aplicar uma estruturação geral da empresa para que tornasse coerente a aplicação dos