Escola de administração cientifica
RESUMO DO RESUMO:
1º escola de administração.
Tem como ideia principal o uso raciocínio para administrar e empresa.
Principais fundadores: Taylor e fayol
Taylor: pai da organização cientifica no trabalho. Seu principal foco era a produção. Minimizar movimentos desnecessários. Analisar o geral para depois trabalhar os detalhes.
Fayol: seu principal foco era a gerencia. O administrador deveria sempre: planejar, controlar, comandar, e coordenar. termo homo economicus, onde o homem era apenas fonte de rendimento.
Fordismo: método de produção em série (esteiras)
A Escola Clássica de Administração Científica foi a primeira escola da área.
A Escola Clássica vai tentar impor a legitimação da personalidade racional-legal dentro das Empresas a partir de um dos mais conhecidos fundadores da Escola Clássica de Administração Científica, Frederick Winslow Taylor.
Para se chegar às origens da Escola Clássica, faz-se necessário observar fatos que ocorreram na história. Por volta do século XVIII, Descartes negou todo conhecimento com base em costumes e tradição e propôs o método de racionalidade para resolver qualquer tipo de problema. Já no século XIX, o racionalismo atingiu seu apogeu para no século seguinte ser aplicado às ciências naturais e sociais.
Mas o campo do trabalho ainda não havia sido afetado pela racionalização, mesmo com a introdução das máquinas. Nessa mesma época surgiram os pioneiros da racionalização e, por terem idéias semelhantes, ficaram conhecidos como fundadores da Escola Clássica.
Um dos principais fundadores dessa Escola chamava-se Taylor. Engenheiro do Norte USA, até hoje ele é conhecido como “Pai da Organização Científica do Trabalho”. Seus métodos de trabalho eram baseados em experiências que envolviam o controle de tempo e os movimentos desnecessários a execução de uma tarefa. Também preferia trabalhar sempre com a indução do método dedutivo, ou seja, que parte da observação do geral