Pesquisa e análise documental
Conceito
A análise documental consiste no exame de materiais que não receberam qualquer tipo de tratamento analítico para fundamentar ou complementar interpretações do que está sendo investigado.
É o tipo de análise que utiliza como base subsidiária a construção do diagnóstico de uma pesquisa, reunindo informações colhidas em documentos, materiais escritos ou não, cuja finalidade é fazer deduções sobre os valores, sentimentos, intenções e a ideologia das fontes ou dos autores dos documentos existentes. A análise documental procura identificar as informações factuais existentes nos documentos a partir do surgimento de questões e hipóteses de interesse.
Pesquisa documental é parecida com pesquisa bibliográfica, a grande diferença entre as duas e que a pesquisa documental, faz a análise de materiais que ainda não receberam tratamento analítico, enquanto a pesquisa bibliográfica, faz análise sobre a opinião de vários autores que trataram de determinado assunto.
Têm como fonte principal, os documentos em sentido amplo, sejam manuscritos, impressos, audiovisuais, oficiais, públicos, privados ou de algum organismo, contendo texto ou números. São conteúdos de textos que ainda não foram analiticamente tratados, aqueles que constituem matéria-prima a partir do qual o pesquisador irá desenvolver sua investigação e análise.
Ferrari, em 1982 escreveu que a pesquisa documental realiza-se em materiais que já estão elaborados e que são fontes acabadas, mas que ainda não receberam nenhum tratamento analítico, ou se receberam, ainda podem contribuir como reforço ou mesmo como reformulação de acordo com os objetivos da pesquisa.
“A pesquisa documental assemelha-se muito a pesquisa bibliográfica. A diferença essencial entre ambas está na natureza das fontes. Enquanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não recebem