escola das relações humanas
A teoria das relações humanas tem suas origens nos seguintes fatos:
1-A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da teoria clássica.
2-O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, bem como sua crescente influencia intelectual e suas primeiras aplicações a organização industrial.
3- As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin foram fundamentais para o humanismo na administração.
4- As conclusões da experiência de Hawthorne, realizada entre 1927e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que puseram em xeque os principais postulados da teoria clássica da administração
A experiência de Hawthorne
Em 1924, a academia nacional de ciência dos estados unidos fez uma pesquisa para verificar a correlação entre produtividade e iluminação do local de trabalho, dentro dos pressupostos da administração cientifica.
Em 1927, o conselho nacional de pesquisa iniciou uma experiência na fabrica de Hawthorne do western Electric Company, situada em Chicago, para avaliar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, medida por meio da produção. A experiência foi coordenada por Elton Mayo, e estendeu-se a fadiga, aos acidentes no trabalho, a rotatividade do pessoal (turnover) e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal. Os pesquisadores verificaram que os resultados da experiência eram prejudicados por variáveis de natureza psicológica. Tentaram eliminar ou neutralizar o fator psicológico, então estranho e impertinente, o que fez a experiência se prolongar ate 1932.
1. Primeira fase da experiência de Hawthorne
Na primeira fase da experiência foram escolhidos dois grupos de operários que faziam o mesmo trabalho e em condições idênticas: um grupo de observação trabalhava sob intensidade de luz variável, enquanto o grupo de controle tinha intensidade constante.