Escola da Bola
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANASE SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
CARLOS HENRIQUE DIAS SANTANA
ESCOLA DA BOLA: UM ABC PARA INICIANTES NOS JOGOS ESPORTIVOS. PHORTE. 2ª ED. 2005.
KRÖGER, CHRISTIAN E ROTH, KLAUS.
Trabalho apresentado no curso e Educação Física da Faculdade AGES, como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Prática Educativa III no III período, sob a orientação da professora Thaís Almeida.
Paripiranga – BA
Setembro de 2012
RESUMO:
Todas as modalidades esportivas mais praticadas envolvem uma bola. Não importa o formato, peso ou tamanho, a bola é o elemento mais utilizado como instrumento de lazer ou aprendizagem motora no mundo.
Capítulo 1 – Conceito de escola da bola
A “Escola da Bola” prioriza atividades para desenvolvimento da coordenação somente com bola, e as atividades que incluem vasta gama de materiais auxiliares (bola, bastão, arco, corda, pneu e outros). Ainda, há sugestão de utilização nos parâmetros de pressão de organização, uma sequencia didática para as diferentes faixas etárias conforme o número de materiais ou elementos a serem utilizados nas atividades ou jogos simultaneamente. Para a aplicação desses conteúdos, são sugeridos, como referência, faixas etárias aproximadas a serem atendidas. Para o ensino aprendizagem-treinamento das capacidades 12 coordenativa opta-se por uma alternativa didática extremamente fértil. São oferecidos atividades e jogos nos quais a recepção de informação por meio dos analisadores (tátil, acústico, visual, sinestésico, vestibular ou equilíbrio) é colocada em situação de pressão motora (tempo, precisão, organização, complexidade, variabilidade e carga). “Um especialização precoce em um determinado esporte – sobretudo sem intervalos, sem cortes – não produz ou não leva a melhores resultados, ou aos níveis de rendimento. Na metodologia dos esportes vale, como em outras áreas, que primeiro se aprenda o “ABC”.”. (KRÖGER, Christian; ROTH,