escola comportamental adm
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL
Ana Luisa Carvalho; Carina; Daniela Morais; Daniele Calixto; Felipe Mendonça; Gabriela Drumond; Matheus Beneli; Sophia
Introdução a Administração
Escola Comportamental
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção Civil, como parte das atividades da disciplina “Introdução a Administração”.
Professor: Anderson Cruvinel Magalhães
Belo Horizonte
Novembro / 2014
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre a Escola Comportamental que se fundamenta no comportamento do individuo perante a empresa. Deve-se ressaltar que a Escola Comportamental aprimora os conceitos das escolas anteriores, dando ao homem uma perspectiva mais aprimorada de seu valor para empresa, mas sem a visão romântica da Teoria das Relações Humanas.
1 ORIGENS DA TEORIA COMPORTAMENTAL De acordo com a teoria de Motta (1991, p. 38), vários autores foram importantes para o desenvolvimento da Teoria Comportamental da Administração. Acredita-se que inicia-se com Hebert Alexander Simon, em 1947 com o livro: O Comportamento Administrativo, no qual foram apresentadas novas colocações e trazendo novos conceitos ao tratamento do processo de tomada de decisões e aos limites da racionalidade. Porém, outros autores foram importantes, a maioria deles preocupados, principalmente, com o tratamento de problemas ligados à eficiência, buscando novas variáveis, como motivação, tensão e necessidades individuais para a solução deles.
De acordo com Chiavenato (2003), as experiências que deram base a Teoria Comportamental surgiram ainda na Teoria das Relações Humanas, com Lewin, e ainda considera alguns conceitos dessa teoria, porém a Teoria Comportamental veio como uma crítica tanto à Teoria Clássica, que dá muita ênfase nas tarefas, como às Teorias das Relações Humanas, que dão muita ênfase nas pessoas. A Teoria Comportamental mostra-se