Escola classia
David Ricardo (1772-1823)
Economista inglês, consi-derado um dos mais im-portantes pensadores daEscola Clássica. Em opo-sição ao mercantilismo,formulou um sistema de livre comér-cio e produção de bens que permitiriaa cada país se especializar na fabri-cação dos produtos nos quais tivessevantagem comparativa, também cha-mado de sistema de custos comparati-vos. No ano de 1817 publicou sua obramais conhecida:
Princípios de Economia política e Tributação
. Fonte: . Acesso em: 30 jun. 2009. Saiba mais
39
Módulo 1Unidade 2 – Evolução do pensamento econômico teórica do valor, cuja única fonte original era identificada notrabalho em geral.Para Paul Singer (1985, p. VII), David Ricardo foi, ao ladode Adam Smith, o principal representante da Escola Clássica deEconomia Política.
[...] Quase não há problema teórico atualmente debatidopelos economistas, como o da teoria do valor, da reparti-ção da renda, do comércio internacional, do sistema mo-netário, que não tenha como ponto de partida as formula-ções expostas, no começo do século passado, por DavidRicardo. Além da Teoria do Valor-Trabalho, a Escola Clássica baseou-se nos preceitos filosóficos do liberalismo e do individualismo, efirmou os princípios da livre-concorrência, que exerceram decisivainfluência no pensamento revolucionário burguês.Como podemos observar, a Escola Clássica foi uma escolaque caracterizou a produção, deixando a procura e o consumo parao segundo plano. Segundo Smith, o objeto da economia é estenderbens e riqueza a uma nação.E, nesse sentido, entende Smith (1981) que a riqueza somentepode ser conseguida mediante a posse do valor de troca. Valor detroca, ele é a capacidade de obter riquezas, ou seja, é a faculdadeque a posse de determinado objeto oferece de comprar com