Resenha crítica cauda longa
Nathalia Carmona
RESENHA APLICADA EM MARKTING SEGMENTADO
A CAUDA LONDA
São Paulo
2011
RESENHA APLICADA EM MARKETING SEGMENTADO
A CAUDA LONDA
Trabalho apresentado à disciplina Marketing Segmentado do curso de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda – da Universidade Anhembi Morumbi.
Professor: Antônio Pires
São Paulo
2011
ANDERSON,Chris.A Cauda Longa – The Long Tail – Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra – Rio de Janeiro: Elsevier,2006 – 3ª reimpressão.
A essência principal da obra Cauda Longa, de Chris Anderson é de que a economia está voltando a sua atenção a uma nova visão do mercado, deixando de lado os interesses aos grandes hits, denominada como economia de escassez e focando em algo mais eficaz e funcional como a economia de abundância, ou mercado de nichos. Isso se dá devido a fatores como trabalhar com custos menores e satisfazer as necessidades de consumidores que até então estavam “esquecidos”.
Essa denominação de Cauda Longa é derivada de uma imagem estatística do posicionamento gráfico resultante da nova forma de investimento. A curva acentuada e prolongada de forma bastante notável faz jus a nomenclatura que recebeu.
Na economia da abundância, com custos menores de produção e de distribuição, há espaço para que os produtos afastados da “cabeça” da curva, isto é, os produtos que não são mega-sucessos, tenham também o seu mercado. Como isso é possível? Chris Anderson fornece um mecanismo baseado em três pontos para este fenômeno:
1. A tecnologia faz com que vários tipos de produtos sejam mais fáceis e mais baratos de se produzir (abundância na produção);
2. A tecnologia (a Web, no caso) faz com que o consumidor tenha acesso mais fácil a todos os tipos de produto, e não mais apenas