Resenha Crítica - Papa Francisco
BELÉM
2013
ARYANNE BATISTA DE JESUS
JÉSSICA MONIQUE SANTOS DE MELO
LEILA MARIA BRAGA DANTAS
FRANCISCO É O ÚLTIMO PAPA?
Resenha Crítica requerida pela disciplina de Português Instrumental, como 2ª Avaliação Parcial, do curso de Ciências Contábeis, da faculdade de Ciências Contábeis, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal do Pará, orientada pela professora Vânia Alvarez.
BELÉM
2013
FRANCISCO É O ÚLTIMO PAPA?
São Bernardo afirmava na biografia A vida de São Malaquias que o primeiro santo Irlandês oficialmente reconhecido pela Igreja Católica possuía o dom da profecia e teria previsto o local, a data e a hora exatos da sua morte. Percebamos que ambos eram amigos íntimos, portanto, a veracidade da previsão da exatidão do momento de sua morte é duvidosa, visto que apenas São Bernardo recebeu diretamente esta informação de Malaquias. A profecia dos papas diz que São Malaquias previu os pontífices que ocupariam a Sé de Pedro contadas a partir de Celestino II até o último reinado que resultaria no ‘’fim dos tempos’’. Segundo a profecia, o papa que reinasse após Bento XVI seria o último papa e se chamaria Pedro Romano ou Pedro, o Romano. No entanto, o novo papa anunciado adotou o nome Francisco, e se chama Jorge Mario Bergoglio, o que comprova a tese de muitos cristãos de que as profecias teriam sido elaboradas por um falsário italiano, Alfonso Ceccarelli, para tentar influenciar, sem sucesso, os cardeais no conclave de setembro 1590.
Malaquias teria descrito em sua nota algumas características de cada um dos 112 papas, de maneira implícita e sujeita a diversas interpretações. O autor inglês Martin Lings tenta explicar apresentando argumentos em defesa dessa profecia. Por exemplo, a legenda do Papa João Paulo I foi atribuída com uma ‘’meia lua’’ fazendo muitos acreditarem que se referia ao signo do Islã, mas Ling justifica a lua como simplesmente