Resenha Crítica: Francisco é o Último Papa
FRANCISCO É O ÚLTIMO PAPA?
Francisco é o Último Papa?(Mateus Soares de Azevedo) É um texto que o autor faz uma abordagem histórica sobre são Malaquias, um místico irlandês que viveu no século XII, conhecido por uma rica tradição de legendas, visões, milagres e profecias. Nele o leitor encontra registro de como se efetivou a visão de São Malaquias em relação aos pontífices que ocupariam a Sé de Pedro, de sua época até o “fim dos tempos”, que foi por meio de suas peregrinações.
Soares de Azevedo explica suas razões para analisar as profecias que poderiam ser consideradas verdadeiras ou puramente coincidências, que por meio de documentos escritos (coletânea de biografias e livros) faz uma relação à cerca da veracidade dos fatos, ao exemplificar vários papas e acontecimentos que marcaram seu papado, tais como: Leão XIII, Bento XV até o atual papa Francisco.
O texto, no entanto possui ainda outras propriedades: por exemplo: o tom autêntico de sua linguagem bastante acessível, objetivo, coerente, atual sendo de cunho sociológico, histórico, pois se aplica as varias realidades.
É importante ressaltar que o texto trás muitos fatos que foram mencionados pelo autor que podem ser considerados proféticos ou não, dependendo do ponto de vista de cada um. Dentro deste contexto as indagações são muitas mediante aos acontecimentos que foram levantados, não seria mais uma manobra da igreja católica para atrair mais fiéis? Tendo em vista que devido à reforma protestante e insatisfações a igreja perdeu sua soberania?Não sabemos e não podemos dizer se realmente Francisco será o ultimo do milênio, pois as profecias sobre o fim do mundo, também se dão que estamos vivendo os últimos dias. Podemos citar o autor WILLIAN STODADRT que diz “profecias são fenômenos que ocorrem em toda a religião, elas são difíceis de interpretar antes dos eventos, e fáceis de comentar depois”.
Considerando que este texto condensa informações necessárias e indispensáveis para uma