Calda longa
Profa Msc Josyane Lannes Florenzano de Souza
Disciplina: SI no Marketing
Fonte: http://www.playit.com.br/leia.asp?id=31
Resenha: A Cauda Longa, de Chris Anderson - Parte 1
Por Ruy Flávio de Oliveira
Faz algum tempo venho tendo ímpetos de revisitar alguns momentos de meu passado. Não que eu tenha 98 anos e esteja buscando reconstruir algo na linha da São Paulo da década de 20, diga-se de passagem. Falo aqui de coisas mais recentes, de minha infância e adolescência nas décadas de 70 e 80. Música, literatura e cinema são, em geral, meu alvo principal, pelo gigantesco papel que tiveram em minha formação. Neste contexto, deu-me vontade de ouvir novamente uma música que marcou minha primeira infância, um sucesso dos Originais do Samba intitulado “A Dona do Primeiro Andar”. Não vou entrar em detalhes: se você está beirando ou já passou dos quarenta, sabe do que estou falando; caso contrário, não adiantaria explicar.
O caso é: onde encontrar uma gravação original dos caras? O disco onde esta música foi inicialmente gravada chama-se “Alegria de Sambar”, e é um vinil de 1975 que não saiu em CD. Que loja em sã consciência carregaria um encalhe desses em seu estoque? Pois não é que o disco é comumente encontrável em sites tais como o MercadoLivre, e bem baratinho?
Pois é, em linhas gerais é exatamente sobre esse tipo de fenômeno que fala A Cauda Longa - Do Mercado De Massa Para O Mercado De Nicho, de Chris Anderson, ex-jornalista do The Economist e editor da revista Wired.
A premissa básica do livro é de que a economia está mudando seu foco de atenção dos blockbusters, isso é, dos mega-sucessos de massa, para os nichos de consumo. Dentro deste conceito, a economia tradicional - mencionada pelo autor como “economia de escassez” - começa a dar lugar para uma nova economia - a “economia da abundância”. No modelo antigo, isto é, na economia da escassez, a produção e a distribuição de produtos custa caro, e portanto, concentram-se