A ciência econômica
Faculdade Terra Nordeste
FICHAMENTO
ECONOMIA POLÍTICA
ALUNA: ANTÔNIA SOARES
TURMA: 15275
SALA: 11
PROFESSOR: Gerardo Facundo
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
23 de outubro de 2012
CAUCAIA – CEARÁ A ciência econômica propriamente falada, nasce no século XVIII, com o capitalismo emergindo como sistema produtivo, em contraposição a velha sociedade feudal. Antes q economia não era autônoma; Era usada apenas como fins morais ou religiosos para, no caso mercantilista, aumentar o poder político do soberano e do estado; Ao consolidar-se, a economia política empenha-se em aplicar ao estudo das relações entre os homens o método científico do racionalismo. Desta forma, ocupa-se em descobrir “ as leis naturais’’ que regulam o processo de produção e distribuição do produtosocial. Essa primeira visão é a perspectiva clássica.
A chamada perspectiva classica marxista da economia se apresenta atraves das chamadas economica politica dos classicos ingleses (ou liberalismo) e a critica da economia politica desenvolvida por marx, base teorica para o socialismo cientifico .
O trabalho dos classico ingleses se deu atraves das obras de carater ideologico, que tenha como ordem objtiva atacara chamada ordem feudal, e das suporti a burguesia em ascensao. A critica marxista se da no fato de a burguesia ter se instalado como classe dominante, o que um conflito com o proletariado, que passa a se subordinar aos interesse burguese. Portanto, a economia politica para marx, seria nada mais que um meio do qual a burguesia se utiliza para enrriquecer, e questiona os beneficios que a classia operaria teria ewm teoria em tal processo . Seria, portanto, que deveria ser combatida através das lutas de classes. Por essa visão, a economia política Marxista assume não só