CIÊNCIA ECONÔMICA
A tentativa de conseguir dinheiro para satisfazer necessidades humanas demonstra como a sociedade, principalmente capitalista, convive com o conflito ser versus ter. Em economia, esses dois verbos são sinônimos pela associação entre a possibilidade de ter todos os bens/serviços desejados produz um estado de felicidade. Observe a historinha em quadrinhos abaixo e perceba como o ter dinheiro está presente nas mais diversas situações do nosso cotidiano!
Figura: As aventuras de Calvin e Haroldo
/
Fonte: Bil l Watterson, 1987.
Após essa reflexão que tende a se aproximar da filosofia identifique entre as alternativas aquela que apresenta o conceito de custo de oportunidade.
(A)
é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empreg ar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí
-
los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas
(B)
estudo em close, ou seja, como se a economia estivesse sendo analisada por um microscópio. Estuda o comportamento individual dos agentes econômicos (famílias, empresas e governo).
(C)
estuda o resultado global do comportamento dos agentes, a partir da análise de indicadores (inflação, desemprego, produção total, consumo, volume total d e poupanças, etc.).
(D)
representa aquilo que se deve renunciar para se obter algo, mas concretamente, representa as quantidades de um bem que se deve abrir mão para aumentar a produção do outro bem.
(E)
se preocupa com o atendimento das necessidades humanas que podem ser satisfeitas por bens produzidos pelo homem (e têm um preço), denominadas de necessidades econômicas. As necessidades econômicas são satisfeitas por
bens