Marketing
1 - MARKETING: UMA INTRODUÇÃO
Com a constante disputa em diferentes setores da economia, as empresas passaram a se esforçar para comercializar seus produtos de maneira eficiente devido a grande concorrência.
Alguns produtos possuem 50% acrescidos em seus valores destinados às despesas em marketing, ou seja, metade do preço que o consumidor paga é direcionada à promoção de seu bem-estar. E isso constata a importância que o marketing tem nos dias de hoje.
O interesse pelo marketing vem crescendo dentro e fora do ambiente acadêmico. Os executivos buscam o marketing com o intuito de melhorar os resultados de suas empresas, e por isso investem muito nesse ramo.
De acordo com a Associação Americana de Marketing, o termo marketing é denominado como ‘ o desempenho das atividades comerciais que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou usuário.’
O objetivo principal do marketing é usar um meio de levar o produto ao consumidor. Existem vários meios de fazer isso usando técnicas e estratégias. Em qualquer trabalho de comercialização, o administrador deverá realizar um planejamento com quatro variáveis: PRODUTO, PREÇO, DISTRIBUIÇÃO e PROMOÇÃO. Essas quatro variáveis formam o chamado composto de marketing.
Cada uma dessas variáveis que compõem o composto de marketing inclui uma série de subdivisões que são os instrumentos de marketing.
McCarthy desenvolveu um modo de simplificar todos os instrumentos através de uma forma mnemônica conhecida como 4P’s. Onde os 4P’s são: PRODUTO, PREÇO, PONTO-DE-VENDA e PROMOÇÃO.
Com a crescente exigência por parte dos consumidores, a pesquisa de mercado apareceu como uma ferramenta para atender às necessidades das empresas.
Observa-se que não só as empresas que visam lucro aplicam as técnicas de marketing, mas vários outros também o fazem como por exemplo, instituições religiosas, políticos, bancos, hotéis, etc. Podemos concluir que sempre que existir uma relação de