Escola Cidadã
Resumo: Ao longo dos tempos, muitos foram os que se empenharam em compreender o papel da instituição Escola na sociedade, segundo pensadores da educação como Durkheim e Gadotti, a Escola desempenhou basicamente três papéis distintos. Inicialmente fora concebida como redentora, responsável por grandes transformações individuais e sociais; com o passar dos anos essa condição passou a ser vista enquanto reprodutora das desigualdades sociais e da aceitação delas como uma espécie de predestinação. E por último, a Escola de hoje, que ao ser concebido como tão contraditória quanto o meio social em que está inserida, é capaz tanto de reproduzir quanto de transformar ao mesmo tempo.
Na perspectiva transformadora, a escola que antes se limitava a refletir/discutir temas estritamente ligados às disciplinas do currículo: matemática, português, geografia, história... Vê-se agora obrigada a abrir as portas (salas de aula) para temas cada vez mais ligados aos interesses da comunidade, mais especificamente de crianças, adolescentes, jovens e, por que não, adultos, alunos de nossas escolas.
Palavras-chave: Democratização da Gestão Escolar; Atuação dos Colegiados; Formação Integral
1- INTRODUÇÃO
Falar em processo de construção coletiva, falar em perspectiva da gestão é falar em:
“Um processo de aprendizado e de luta política que não se circunscreve aos limites da prática educativa, mas vislumbra, nas especificidades dessa prática social e de sua relativa autonomia, a possibilidade de criação de canais de efetiva participação e de aprendizado do “jogo” democrático e, consequentemente, do repensar das estruturas de poder autoritário que permeiam as relações sociais e, no seio dessas, as práticas educativas “(DOURADO apud FERREIRA, 2006, p. 79)”.
Ao falarmos em processo de gestão democrática, abordamos naturalmente a questão da participação e do trabalho coletivo. Vivemos em uma sociedade que se diz democrática nas decisões e nas