Escola Alemã de Ginástica
A ginástica desempenhou importantes funções na sociedade industrial, apresentando como capaz de corrigir vícios posturais oriundos das atividades adotadas no trabalho, demonstrando assim, as suas vinculações com a medicina e desse modo conquistando status. A essa feição soma-se outra à ginástica, a de ordem disciplinar, algo absolutamente necessário à ordem fabril e à nova sociedade.
Sobre as escolas ginásticas, procuraram destacar o viés médico higienista que expressam, as ciências pelas quais se pautam e a moral que proclamam. Essas escolas, de um modo geral, possuem finalidades semelhantes: regenerar a raça; promover a saúde; desenvolver a vontade, a coragem, a força, a energia de viver (para servir à pátria nas guerras e na indústria) e finalmente, desenvolver a moral.
A Escola Alemã
A ginástica na Alemanha tinha como finalidade criar um forte espírito nacionalista para atingir a unidade, a qual seria conseguida com homens e mulheres fortes, robustos e saudáveis, a partir de bases científicas, ou seja, das ciências que dominavam a sociedade na época: a biologia, a fisiologia, a anatomia.
Guts Muths foi um dos fundadores, para ele a ginástica baseada nas leis da fisiologia deveria ser organizada pelo Estado e ministrada todos os dias para todos: homens, mulheres e crianças. Seria assim um meio educativo fundamental da nação, disseminando cuidados higiênicos com o corpo e com o espaço onde se vive.
Outro idealizador da ginástica na Alemanha foi Friederich Jahn, que reforçará para além da saúde e da moral, o caráter militar da ginástica. Ele