Ementa HPA
Os fundamentos da Administração. Os primeiros estudos sobre a divisão do trabalho. O taylorismo, o fayolismo, o fordismo, o sloanismo e o pós-fordismo. A pesquisa de Hawthorne e a teoria das Relações Humanas. O behaviorismo e as teorias estruturalistas, sistêmica e contingencial. As novas teorias e modelos da administração contemporânea: qualidade total, reengenharia, administração estratégica, empreendedorismo, ética e responsabilidade social. Os novos estudos sobre o trabalho e o capital humano e intelectual. Os novos modelos e teorias do marketing e do brand equity.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Geral:
Fornecer aos estudantes informações básicas sobre a evolução do Pensamento Administrativo do final do século XIX e início do século XX até os dias atuais.
Específicos:
- Conhecer as principais teorias e conceitos que caracterizam as diversas escolas do pensamento administrativo.
- Utilizar tais teorias e conceitos no processo de análise de problemas administrativos e gerenciais.
- Conhecer os modelos de gestão e aplicá-los para identificar problemas e oportunidades e propor soluções para aprimorar o desempenho das organizações.
Ao final do curso os alunos deverão ser capazes de:
- Ter pleno domínio do conhecimento das técnicas e modelos utilizados pelas diversas escolas do pensamento administrativo;
- Identificar e analisar problemas sociais e técnicos, estruturais e conjunturais, que afetam o desempenho das empresas que atuam nos diversos setores da economia globalizada.
MÉTODO DE ESTUDO
Considerando a importância de se adotar uma metodologia de trabalho que venha facilitar a aprendizagem, é necessário que se conheça a forma como os conteúdos da disciplina foram organizados.
Cada objetivo específico foi desmembrado em temas mais amplos, denominados módulos, e cada módulo foi desenvolvido em forma de aulas. Ao todo, você estudará quatro módulos, divididos em trinta aulas.
São os seguintes os módulos que integram o