Escoamento laminar e turbulento - pratica
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Pato Branco
Curso de Engenharia Mecânica
ESCOAMENTO LAMINAR, TURBULENTO E O NÚMERO DE REYNOLDS
Disciplina: Mecânica dos Fluidos 2
Professor:
Alunos:
1 INTRODUÇÃO
No dia 06 de novembro, no laboratório de hidráulica no bloco J foi realizada uma atividade prática referente aos conteúdos Número de Reynolds e Tipos de Escoamento. O experimento consistia em um canal aberto e transparente acoplado a uma máquina para bombear o fluido através do canal e simular um escoamento. O intuito da prática é, com a ajuda de um programa no Excel, calcular a densidade e a viscosidade dinâmica do fluido e na seqüência calcular o número de Reynolds para diferenciar um escoamento laminar de um turbulento. Para isso foi necessária a coleta de alguns dados, que serão exemplificados a seguir.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Número de Reynolds:
Valores teóricos:
Escoamento Laminar: Re4000
3 DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
3.1 Dos Materiais e Instrumentos
Canal artificial acoplado a uma bomba hidráulica;
Termômetro;
Trena;
Cronômetro;
Esfera suspensa por uma bóia.
3.2 Do Fluido de Trabalho
O fluido utilizado foi a água. Com o termômetro, foi medida a temperatura da água para o calculo da densidade e viscosidade da mesma através do programa do Excel (Valores na Tabela 2).
3.3 Do Experimento
O experimento foi realizado em duas partes, cada uma delas com uma vazão diferente no canal, simulando um escoamento turbulento e outro laminar. Contudo os procedimentos em cada parte foram os mesmos, diferenciando-se nos valores coletados.
Foram feitas duas marcas no canal para delimitar o comprimento do canal. Após a medição destes comprimentos, das alturas e da base do canal, com o cronômetro foi medido o tempo necessário para a esfera atravessar este canal. Esta etapa foi repetida três vezes e para o cálculo da