Atividade Estruturada Fenômeno dos Transportes (N° de Reynolds)
Aluno:
Matrícula:
Turma:
Professor:
Silas Martins de Souza
201403338132
3006
Otávio Castellani
Coeficiente de Reynolds
O coeficiente de Reynolds (Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluídos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido dentro de um tubo ou sobre uma superfície. O número de Reynolds, embora introduzido conceitualmente em l851 por um cientista da época, tornou-se popularizado na mecânica dos fluidos pelo engenheiro hidráulico e físico irlandes Osborne Reynolds em 1883.
Em seus estudos teóricos, em demonstrações e experiências práticas de laboratório, ele demonstrou a existência de três tipos de escoamento, o
Laminar, o Transitório e o Turbulento.
No Escoamento Laminar, as partículas de um fluido movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, apresentando lâminas ou camadas, cada uma delas preservando sua característica no meio.
O Escoamento Turbulento ocorre quando as partículas de um fluido não se movem ao longo de trajetórias bem definidas, ou seja, as partículas se deslocam em trajetórias irregulares, com movimento aleatório, produzindo uma transferência de quantidade de movimento entre regiões de massa líquida.
No Escoamento Transitório, observou-se uma tendência de variação de regime, ou seja, um escoamento intável, podendo ser tornar turbulento ou laminar.
Número de Reynolds em Tubos
Depois da conclusão de seu trabalho de pesquisa, Reynolds nomeou seu número absoluto como sendo o Número ou Coeficiente de Reynolds, o qual constitui hoje a base do comportamento de sistemas reais do escoamento e, através da expressão abaixo, definiu matematicamente seus conceitos. Onde:
Sendo que:
Re < 2000: Escoamento Laminar.
2000 < Re < 2400: Escoamento de Transitório.
Re > 2400: Escoamento Turbulento
Para um Re menor que 2000, temos um escoamento laminar, para um
Re maior que 2400, temos um escoamento turbulento e para um Re entre
2000 e 2400 temos o escoamento transitório onde há uma tendência à