escava ao em rocha
2.0 Desenvolvimento
Antes de iniciar um processo de escavação, deverá ser feito uma pesquisa sobres as interferências existentes no trecho a ser escavado, para que não sejam danificados qualquer tubo, caixas, postes, ou outra estrutura que esteja na zona atingida pela escavação. O processo de corte em rocha deve ser iniciado com Limpeza do corte, com remoção de toda a camada de solo existente sobre a rocha. Remoção da camada de rocha decomposta existente sobre a rocha sã (ou de uma capa de rocha muito fissurada, entremeada ou não de terra) Quando a rocha compacta (ou rocha sã) é atingida.
2.2 Tipos de escavações.
Escavação a céu aberto: (Executada em construção de estradas, fundações, fundações de barragens, exploração de jazidas).
Escavações em túnel. 2.3 Processos convencionais de escavação de rocha a céu aberto.
Operações:
Perfuração Explosão (fogo)
Remoção da rocha 2.4 Equipamentos de perfuração.
Perfuratriz (dispositivos de apoio e locomoção, fonte de ar comprimido)
Perfuratrizes (percussivas, rotativas ou percussivo-rotativas)
Perfuratrizes (percussiva, golpe, roda, golpe, roda, etc. Podem ser a ar comprimido (mais comum à gasolina. 2.5 Limpeza do furo por ar ou água. A limpeza por furo de ar é a mais comum, Sendo á agua mais empregadas em tuneis para evitar a formação de poeira (coletores de pó também podem reduzir a poluição do ar) 2.6 São necessários alguns cuidados com a perfuração, tais como:
Reduzir os comprimentos das mangueiras de ar, pois uma mangueira grande perde uma quantidade significativa de ar.
Verificar as aflição das brocas de bocas de perfuração, para evitar quebras de ferramentas e obter melhores lucros.
2.6 O desmonte de rocha consiste em.
Perfuração
Detonação
Carga
Remoção
2.7 Plano de fogo
O plano de fogo é a definição de trabalhar em uma bancada, (bancada é um processo de detonação é um planejamento divido em três faces: Praça, face e topo).
2.8 Requisitos de