fundaçoes
São fundações profundas a céu aberto, também chamado de estacas de grandes diâmetros. O sistema de escavação pode ser manual ou mecânico. Em ambos os casos, o poço é aberto até encontrar terreno fi rme, onde, então, a base é alargada para a concretagem da base do tubulão.
A escolha do tipo de tubulão é feita em função do tipo de terreno a ser penetrado, da posição do nível d’água, do custo e do prazo disponível para a execução das fundações.
Fig. 16 – Tubulão.
Tubulão a céu aberto – pode ser usado em terreno sufi cientemente coesivo e acima do nível d’água, dispensando o escoramento. O diâmetro depende da carga e do modo de execução, mas sendo aberto manualmente, o diâmetro mínimo é de 70 a 80 cm, a fi m de que, o poceiro possa trabalhar livremente.
Seqüência Executiva:
Transferência do eixo do tubulão para o terreno;
Marcação da circunferência que delimita o fuste;
Escavação do fuste até a cota de apoio do tubulão (cota prevista) – verificação permanente do prumo;
Verificação se o solo na cota prevista é compatível com a capacidade de carga do projeto;
Liberação para a abertura da base ou continuação no avanço da escavação até o solo compatível com a capacidade de carga do projeto;
Abertura da base do tubulão;
Liberação para a concretagem;
Concretagem – observar cuidados com a concretagem do tubulão; Colocação da ferragem de espera para o bloco de transição; e Final da concretagem.
Tubulão tipo Chicago – o poço é aberto por etapas. Numa certa profundidade, colocam-se pranchas de escoramento mantidas na posição por travamentos de anéis metálicos. Escorado o novo trecho, escava-se o novo terreno escorando-se como anteriormente, repetindo-se esta seqüência até atingir o terreno onde será feita a base.
Tubulão pneumático – utilizados em terrenos com muita água, mantendo-a afastada da câmara de trabalho por ar comprimido. A execução de um tubulão a ar comprimido difere conforme se use o método clássico,