Texto Metodologia Dor Ou Delicia Em Ler
Por Josélia Gomes Neves
As propostas atuais de formação de professores e professoras (FREIRE, 1991; FERREIRA, 2003; PERRENOUD, 2000; CONTRERAS, 2002), vêm evidenciando a importância de se assegurar progressivamente nas instituições de ensino, locais específicos para aperfeiçoamento da prática pedagógica. Um dos referenciais proposto a esse respeito é a formação continuada, que pode se viabilizar de várias formas, tais como: inserção docente em programas de Pós-Graduação Lato Sensu – as especializações ou Strito Sensu – relativo aos cursos de mestrado e doutorado, a instalação de grupos de estudo no local de trabalho, a participação em eventos relacionados à área de atuação – âmbito local ou nacional e outras situações em que o professor ou a professora tenha oportunidade de refletir sobre o trabalho pedagógico que realiza com os seus alunos e alunas.
Consideramos particularmente a tematização da prática - momento em que o professor ou a professora se debruça sobre o objeto de estudo em questão que é o seu fazer pedagógico no cotidiano da sala de aula. Pensamos que a reflexão formalizada neste artigo, se aproxima de uma situação em que o trabalho docente é analisado, indagações são respondidas e intervenções são produzidas. A atualização da prática pedagógica requer a construção de novos conhecimentos até para dar conta de responder e interpretar os desafios da realidade presente, mas há também que se considerar a permanente revisão destes saberes, o que está sendo satisfatório e o que é preciso mudar na reflexão sobre a prática. O parâmetro desta avaliação é sem dúvida a aprendizagem dos alunos e alunas, objetivo prioritário da tarefa do educador, da educadora.
Nesta perspectiva, nos propomos a compartilhar neste artigo, perguntas, considerações, desafios e desejos que vêm se manifestando em nosso fazer na sala de aula com discentes dos mais variados cursos, como Pedagogia,