ESCALONAMENTO CINTIA RESPOSTAS
1 - Métodos quantitativos: Pontos Comparação de fatores
2 - Métodos não quantitativos: Escalonamento
Graus predeterminados
Métodos quantitativos: mais completos e objetivos, porém são mais demorados e demandam maior custo de implantação.
Métodos não quantitativos: são mais superficiais, não garante um resultado de boa qualidade, porém são mais simples, rápidos e de fácil aplicação.
Métodos não quantitativos:
1- Escalonamento simples: consiste em hierarquizar os cargos de forma abrangente, em relação a complexidade das atividades, do grau de dificuldade para seu desenvolvimento. É baseado também na experiência necessária, o grau de escolaridade e conhecimento.
2- Escalonamento por comparação binária: consiste em comparar os cargos-chave aos pares. A avaliação é feita individualmente pelos membros do comitê e em seguida, estes se reunem para chegar a um consenso.
3- Escalonamento por comparação binária pontuada: os cargos-chave são comparados as pares e pontuados com os sinais “+”, “-” e “=“.
4- Método de graus predeterminados: É baseado na descrição de graus de complexidade e dificuldades. Os cargos são comparados com as descrições de cada grau.
22) Explique resumidamente os 3 métodos de escalonamento: Simples, por comparação binária e comparação binária pontuada.
Escalonamento Simples: Os membros do comitê de avaliação, isoladamente, hierarquizam os cargos, de acordo com suas descrições em análise, e chegam juntos a um consenso.
Escalonamento por comparação Binária: Os cargos são comparados aos pares. Cada membro do comitê de avaliação, compara os cargos das linhas com os cargos das colunas, procurando estimar aquele de maior peso, registrando-o com o sinal (+) que vale 1 ponto. Quando na comparação o cargo da linha for inferior ao do cargo da coluna, aquele recebe o sinal (-) que vale “Zero”. No final somam-se os pontos dos cargos determinando assim a sua