Tobiano Genetica
O conhecimento básico da genética é importante para que possamos entender, de que forma se transmitem as características cada pelagem.
As características hereditárias são transmitidas por corpúsculos denominados genes, cujo conjunto denominou-se genótipo. Os genes estão dispostos em pares, por isto são chamados genes alelos (do grego alellon – o outro), sendo cada um deles transmitido um pelo pai, outro pela mãe de cada indivíduo. Convencionou-se que letras maiúsculas representam os genes dominantes (aqueles que expressam suas características em indivíduos heterozigotos) e letras minúsculas representam os genes recessivos (aqueles que expressam suas características somente em indivíduos homozigotos).
Além das relações de dominância entre genes alelos, existem outras situações,ainda não bem esclarecidas, que interferem na expressão dos genes alelos. A seguir apresento vários quadro de dissociação genética de dois indivíduos para uma determinada característica.
O gene tobiano é dominante "T", o que significa que animal de pelo sólido "t" não carrega gene tobiano. O equino Tobiano pode ter carga simples"Tt" ou dupla "TT" para esta característica dominante. Se simples , um único gene, é referido como Heterozigoto e deverá produzir 50% da prole Tobiano e 50% com pelo sólido. Se dupla é referido como Homozigoto e deverá produzir 100% da prole tobiano.
Como cada animal o tem dois genes (um de cada progenitor) estas são as combinações possíveis;
1. TT - Homozigoto 100% de probabilidade para Tobiano
2. tT - Heterozigoto 50% de probabilidade para Tobiano e 50% para pelo sólido.
3. tt - não possuem o gene tobiano.
Obs: Com finalidade didática colocaremos o pai na barra horizontal e a mãe na coluna vertical. Nas caixas centrais as probabilidade da prole. Cada progenitor repassará somente um gene.
Exemplo 1 - Cruzamento de Tobiano Heterozigoto"Tt" com um animal de pelo sólido "tt". Neste acasalamento, há 50% de probabilidade para Tobiano e 50% para pelo