Escalas em topográficas
Escala é a relação constante entre o valor de uma distância medida no desenho e sua correspondente no terreno. Uma escala é dita grande quando apresenta o denominador pequeno (por exemplo,1:100, 1:200, 1:50, etc.). Já uma escala pequena possui o denominador grande (1:10.000,1:500.000, etc.).
O valor da escala é adimensional, ou seja, não tem dimensão (unidade). Escrever 1:200 significa que uma unidade no desenho equivale a 200 unidades no terreno. Assim, 1 cm no desenho corresponde a 200 cm no terreno ou 1 milímetro do desenho corresponde a 200 milímetros no terreno.
Para a representação de uma área do terreno, terão que ser levadas em consideração as dimensões reais desta (em largura e comprimento), bem como, as dimensões x e y do papel onde ela será projetada. Assim, ao aplicar a relação fundamental de escala, tem-se como resultado duas escalas, uma para cada eixo. A escala escolhida para melhor representar a porção em questão deve ser aquela de maior módulo, ou seja, cuja razão seja menor.
A NBR 8196, que trata do emprego de escalas, afirma que a escala a ser adotada em um determinado desenho depende do grau de complexidade do desenho e da finalidade dessa representação. Uma restrição é que a escala selecionada deve ser suficientemente grande para permitir uma interpretação fácil e clara das informações e representações. A escala e o tamanho da área em questão definem o formato da folha para o desenho.
Uma escala pode ser apresentada sob a forma de: * Fração: 1/100; 1/2000 ou * Proporção: 1:100; 1:2000.
Tipos de escalas
As escalas podem ser de: * Ampliação: quando l > L (Ex.: 2:1) * Natural: quando l = L (Ex.: 1:1) * Redução: quando l < L (Ex.: 1:500)
A topografia se utiliza de escalas de redução.
(www.gpeas.ufc.br_disc_topo_aula03)
Representação de Escalas
Escala Numérica
A escala numérica, para maior facilidade de emprego, é representada por uma fração ordinária que tem por