a importância da representação topografica
Do Relevo Para Arquitetura
Tiago GUEDES 6818456796
Márcia K. SOARES 6620369732
Max WAGNER 6661409688
Reinaldo PALMERIN 6820473257
Vinícius J. NASCIMENTO 1299517230
Universidade Anhanguera Niterói – UNIAN
Resumo
Este trabalho tem como objetivo abordar a importância que a topografia tem para a arquitetura. Pois através das informações geradas pelas analises topográficas é que visualizamos a real situação do terreno com suas imperfeições. Possibilitando ao projetista do empreendimento a realizar as intervenções necessárias para a construção da edificação a fim de evitar erros, que possam causar prejuízos físicos e financeiros.
Palavras-chave
Analise da superfície; arquitetura; representação topográfica; relevo; curva de nível; topografia.
Texto do trabalho
A topografia e definida como a ciência que estuda e analisa uma determinada superfície, indicando seus acidentes geográficos possibilitando a sua visualização por meio de representação gráfica por cartas ou plantas topográficas. Tem como finalidade, mapear e identificar certa superfície revelando suas imperfeições, relevos, elementos do local, metragem, coordenadas, etc. Em sua historia a topografia surgiu junto à cartografia, tendo em vista que o homem precisava demarcar o seu território.
A representação tipográfica e de suma importância na arquitetura pois e uma ferramenta de que orienta no desenvolvimento e auxilio para a construção, oferecendo variadas aplicações em implantação de projetos tais como, arquiteturas, edificações, planejamento urbano entre outros.
Uma das primeiras informações que o projetista precisa saber antes de iniciar o planejamento de uma construção são as dimensões e condições do terreno aonde ela será alocada. Informações sobre variação das cotas, se existe ou não elementos que possam interferir na obra – árvores, lagos, rio, etc – esse tipo de análise determina previamente se no local deverá ser feita uma