1 Introdu O A Cartografia
Imagine que você se encontra numa situação em que precisa chegar a um lugar desconhecido e necessita utilizar um mapa ou consultar um guia de ruas para traçar um bom caminho. É uma tortura para muita gente.
Embora essas ações pareçam banais, realizá-las com desenvoltura requer uma série de conhecimentos que só são adquiridos num processo de alfabetização diferente que não envolve letras, palavras e pontuação, mas linhas, cores e formas, ou seja, um sistema de signos, redução da realidade e projeção do real sobre o papel.
É a aprendizagem da linguagem cartográfica que se impõe desde a leitura banal do cotidiano até as mais sofisticadas formas estratégicas de controlar o espaço.
Assim como a LINGUAGEM FALADA E ESCRITA nos permite desenvolver idéias e conceitos, empregando-os numa variedade de formas que envolvem os mais diversos gêneros textuais capazes de manipular, analisar, expressar e comunicar diversos tipos de pensamentos e crenças.
A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA também é um modo de comunicação de conceitos e relações que se baseiam em uma variedade de métodos representativos de imagens gráficas.
Esses métodos incluem desde grafismos e pinturas até a elaboração mais detalhada de plantas e diagramas.
Portanto, a Cartografia se caracteriza como um ramo importante do grafismo, já que é uma forma extremamente eficaz de manipular, analisar e expressar idéias, formas e relações espaciais, sociais, econômicas e culturais em um plano bidimensional ou tridimensional. Cartografia inclui qualquer atividade em que a representação e a utilização de mapas tenham um interesse básico.
Por que
estudar
Cartografia?
A Cartografia tornou-se importante na educação contemporânea, tanto para o homem atender às necessidades do seu cotidiano quanto para estudar o ambiente em que vive.
Aprendendo as características físicas, econômicas, sociais e humanas do ambiente, ele pode entender as transformações causadas pela ação do homem e