SM 003
TERMODINÂMICA
Turmas: 3NC e 3NF
Profª: Daniella Napoleão
TERMODINÂMICA QUÍMICA: parte da química que estuda as relações entre energias.
Vamos agora estudar a 2ª Lei da Termodinâmica, mas para podermos entender melhor é necessário estudar um pouco mais sobre a termodinâmica química.
REVISANDO: a primeira lei da termodinâmica trata sobre a conservação da energia, ou seja, a energia pode ser trocada entre o sistema e a vizinhança, de modo que a energia total permanece constante. CLASSIFICANDO OS PROCESSOS
ESPONTÂNEOS: são processos nos quais verifica-se a conservação de energia e que ocorrem SEM A INTERVENÇÃO de agentes externos.
Exemplo 1: A queda de um ovo e consequente quebra trata de um processo espontâneo; já o processo inverso não é espontâneo.
Exemplo 2: O processo endotérmico da fusão do gelo sob pressão atmosférica ocorre espontaneamente a T > 0ºC; já o processo de congelamento nessas temperaturas não é espontâneo.
DESSE MODO VERIFICA-SE QUE A ESPONTANEIDADE DE
UM DADO PROCESSO DEPENDE DA TEMPERATURA.
PROCESSOS REVERSÍVEIS E IRREVERSÍVEIS
Vimos que grandezas como a energia interna e a temperatura são funções de estado: são grandezas que definem o estado do sistema mas que não dependem da maneira pela qual o sistema chegou ao estado. O calor trocado (Q) e o trabalho realizado (W) são funções de estado pois dependem do processo que o sistema seguiu de um estado até outro.
Logo, podemos agora definir um processo como REVERSÍVEL ou
IRREVERSÍVEL.
PROCESSOS REVERSÍVEIS
Exemplo: A fusão do gelo e o congelamento da água a 0ºC e 1 atm .
Para provocar o processo de fusão basta injetar/fornecer uma certa quantidade de calor (Q = ∆Hfusão). Para retornar ao estado inicial (gelo a 0ºC) basta remover a quantidade de calor.
Logo, num processo REVERSÍVEL pode-se passar de um estado a outro, e vice-versa, num processo com um ou outro sentido.
PROCESSOS IRREVERSÍVEIS
Exemplo: A fusão do gelo na temperatura ambiente e a uma pressão igual a1 atm .
Nesse caso,