Texto 1 Avalia O 1 Al Cia
O cenário identificado refere-se a um processo de “ambientalização” deste planejamento pautado principalmente pela “crise ecológica”, onde o espaço urbano será visto como impactado e produtor de tal crise. Os resultados desta análise identificam que as ideias sobre a “natureza” não atingem igualmente todas as populações, mas geram as desigualdades sobre classes sociais. Sendo assim, a perspectiva sobre a natureza também pautará a relação estabelecida entre homens e homens e com a natureza.
A partir do instante em que nossos olhares se encarregam de ler e analisar os problemas que se manifestam nas cidades, somos levados a considerar as questões relacionadas à desigualdade social e sua materialização no espaço geográfico. Diferentes possibilidades para se refletir sobre esta problemática nos permitem falar da desnutrição, do analfabetismo, da ausência de saneamento básico, do desemprego, da criminalidade, da mortalidade infantil, das doenças de veiculação hídrica, entre outras.
Estes males sociais são evidenciados a partir do momento em que se toma a segmentação do espaço urbano como expressão da transmutação de sua diversidade social em desigualdade. O crescimento das áreas de periferia, as favelas, ocorre, em grande parte, à