ESCADAS ENCLAUSURADAS
Moniqui Nascimento de Souza Silvana Pereira da Silva Braga
Turma: 3621
Curso: Técnico de Segurança no Trabalho
Professora: Wânia
Disciplina: Técnicas de Combate a Incêndio
BACAXÁ
25 de junho de 2015
Escadas Enclausuradas
A escada enclausurada protegida, ou mais comumente conhecida como protegia (EP), é definida como uma escada devidamente ventilada, situada me ambiente envolvido por paredes corta-fogo (Parede com capacidade para resistir ao fogo e à fumaça por um determinado período de tempo, mantendo suas funções e isolando o ambiente), e dotada de portas resistentes ao fogo.
Essa escada caracteriza-se não só pela existência de porta na entrada da caixa de escada, mas também por ser ventilada. A ventilação é constituída por entrada de ar no térreo, janelas nos pavimentos (ou ventilação alternativa) e alçapão de alívio de fumaça no limite superior.
A escada protegida oferece uma relativa proteção contra os gases quentes provenientes de um incêndio, pois a ventilação nesse tipo de escada não impede que a fumaça adentre na caixa da estrutura. Isso ocorre porque a porta não é estanque à fumaça (trata-se de uma porta resistente ao fogo e não de uma porta corta-fogo) e, quando as pessoas abrem-na para adentrar a escada, arrastam consigo fumaça para seu interior, não existindo meio (antecâmara ou pressão positiva) que a impeça de entrar.
4.7.10.1 As escadas enclausuradas protegidas devem atender aos requisitos de 4.7.1 a 4.7.4 e, se for o caso, aos requisitos de 4.7.8 ou 4.7.9, e mais os seguintes:
a) ter suas caixas isoladas por paredes resistentes a 2 h de fogo, no mínimo;
b) ter as portas de acesso a esta caixa de escada resistentes ao fogo por 30 min (PRF), e, preferencialmente, dotadas de vidros aramados transparentes com 0,50 m2 de área, no máximo;
c) ser dotadas, em todos os pavimentos (exceto no da descarga, onde isto é facultativo), de janelas abrindo para o espaço livre