Ervas: Alecrim e Tomilho
SILVEIRA, Christiano. Graduando em Técnica de Gastronomia, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/JF. Rua: Ribeiro de Abreu n.º 50 apto. 303. Bairu, Juiz de Fora. (32) 8885-9761, christiano.chef@gmail.com.
RESUMO:
O alecrim é um arbusto encontrado facilmente na zona do Mediterrâneo, suas flores são azuis e possuem um aroma muito agradável. Na culinária, o alecrim é muitas vezes usado para preparar aves, caça, linguiças, carne de porco, salsichas e batatas assadas, podendo ser utilizadas em sopas e molhos. O tomilho é subarbusto, possui folhas pequenas e flores rosas ou esbranquiçadas. Comum no oeste de Europa a sudeste da Itália, mais encontradas em outro lugares. Amplamente usadas na culinária, combina com carnes cozidas e molhos. Podem ser utilizadas frescas e secas, após colida basta lavar para obter um bom aroma.
Palavra-chave: Tomilho. Alecrim. Ervas. Culinária.
INTRODUÇÃO:
Ervas em geral são plantas com objetivo de se conseguir aroma e sabor, inicialmente, o uso das ervas eram medicinais, em muitos lugares ainda se usam para este fim. Usadas também como método de conservação, antes dos óleos voláteis e refrigeração.
Especificamente o alecrim é usado parar fins de combater febres intermitentes e a febre tifoide. Dentro da culinária, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso, perfumando a carne e difundindo um agradável odor no ambiente. Além de preparação de alimentos assados e cozidos.
O tomilho usado no combate de infecções de garganta e pulmonares, na asma e febre dos fenos e na eliminação de parasita, alivia picadas, dores reumáticas e infecções fúngicas. Na culinária trata-se de um sabor bem agradável, é amplamente utilizada na gastronomia, com seu sabor apimentado, o tomilho dá um toque especial a carnes em geral, especialmente porco e molhos de tomate.
Tomilho combina com quase todos os alimentos: legumes e verduras, carnes e aves.
Ervas e suas propriedades
Quando se fala de