propriedades e remédios de plantas medicinais
Adstringentes
As plantas adstringentes são aquelas que ajudam a contrair os tecidos e órgãos do corpo. Por isso, são capazes de reduzir as secreções excessivas e preservar a umidade natural desses tecidos. Em geral, as ervas adstringentes são usadas para o tratamento de infecções da pele e mucosas, como é o caso da boca, garganta, intestinos e órgãos genitais. Elas podem reduzir os sangramentos, acabar com a diarreia e cicatrizar a pele.
Ex:Açafrão, confrei, alfazema, cardo-santo, casca de carvalho, casca de romã, camomila, espinheira santa, eucalipto, ipê-roxo, limão, malva, mil-folhas, sabugueiro.
Confrei: erva com propriedade adstringente
Antidisentéricas
São aquelas que controlam ou evitam a disenteria.
Ex:Banana-maça, broto de goiaba, casca de carvalho, casca de romã, maça, mil-folhas, mirtilo, rosa-branca.
Antissépticas
As plantas antissépticas são aquelas que tem função desinfetante. Isso quer dizer que elas combatem os germes que podem causar danos à saúde do organismo. Elas podem ser usadas para desinfetar feridas ou tecidos internos.
O eucalipto, por exemplo, funciona como antisséptico para as vias respiratórias.
Aperientes
As ervas aperientes são aquelas que aumentam ou despertam o apetite. Elas também ajudam o organismo a se preparar para a digestão, produzindo mais saliva e suco gástrico para receber os alimentos.
Entre as ervas aperientes, encontramos a canela, oanis, o coentro e cominho, por exemplo.
Béquicas
Tem ação antitussígena. São aquelas que atuam nas irritações da faringe. Por esse motivo, as plantas béquicas são aconselhadas para casos de tosse e dores de garganta causadas por irritação dos tubos respiratórios.
Ex:O tomilho, serpão, pinheiro-bravo, guaco, manjerona, orégano, sálvia.
Calmantes
Que acalmam ou tem efeito sedativo.
Ex: Alface, cidreira, gatária, maracujá, melissa, rosa-branca, tília, valeriana.
Carminativas
Previnem os gases (a