Erros experimetais
Campus Sorocaba
Física Licenciatura
ERROS EXPERIMENTAIS E ALGARISMOS
SIGNIFICATIVOS
Aluno: Luciano Caires dos Santos
Ra:501026
Experimento realizado em: 0 1 /0 6 /2012
Data de Entrega: 15 /0 6 /2012
L aboratório de Química Geral
Prof.Ms. Thiago Almeida
Disciplina: Introdução as Práticas Laboratoriais
SOROCABA/SP
2 012
DETERMINAÇÃO DE DENSIDADES DE AMOSTRAS SÓLIDAS
1 INTRODUÇÃO TEÓRICA
A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absol uta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da água, que é igual a 1,000 a 4ºC.
A densidade de um sólido é função da temperatura e , principa lmente, da natureza da sua estrutura cristalina.
O princípio de Arquimedes pode ser enunciado da seguinte maneira:”Um fluído em equilíbrio age sobre um corpo sólido nele imerso ( parcial ou totalmente) com uma força vertical orientada de baixo para cima, d enominada empuxo, aplicada no centro de gravidade do volume de fluido deslocado, cuja intensidade é igual a do peso do volume de fluido deslocado.
A densidade do corpo sólido pode ser definida como a relação entre a massa do corpo sólido e a massa de um vo lume igual de um líquido. A densidade relativa é característica para cada corpo sólido e depende basicamente de dois fatores: dos elementos químicos que constituem o monólito e a maneira como estes elementos estão arranjados entro da estrutura cristalina.
2 OBJETIVOS
O objetivo deste experimento é a determinação da densidade de amostras, através da obtenção das grandezas massa e volume.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais
Proveta de 10 ml
ml
Proveta de 25 ml
ml