Calibração de material volumétrico
Aluna: Patricia Sayonara Lima de Castro Semestre: 3º Prof.: João Vitor Data da Prática: 04/09/2012 Grupo: Patrícia Sayonara, Luana Benício, Ranieri Mota, Ayrlânya Nobres e Ana Ruth.
18 de Setembro de 2012
OBJETIVO
Calibrar os materiais antes de serem utilizados, com o intuito de verificar se a quantidade liberada por estes corresponde ao volume real contido na vidraria. Esta é realizada ocasionando a passagem da vidraria com água e seca, obtendo apenas o peso líquido da água, a uma determinada temperatura.
INTRODUÇÃO
Calibração é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. Em laboratório de Química Analítica é comum a busca pela exatidão e precisão das medidas com o mínimo de erros experimentais possíveis, a fim de obter melhores resultados qualitativos e quantitativos. Nesse aspecto, a calibração de equipamentos volumétricos se torna uma etapa imprescindível na medição da quantidade real de volume que está contido ou é transferido por um instrumento. Aparelhos volumétricos são calibrados pelo fabricante e a temperatura padrão de calibração é 20°C. Logo, qualquer leitura realizada fora dessa temperatura acarreta erro (utilizando-se de tabelas para correção). Devido à existência desses erros, a determinação da vidraria a ser utilizada é essencial para a garantia de medições de volumes mais exatos. Um equipamento volumétrico calibrado em laboratório minimiza os erros, trazendo resultados mais precisos. A utilização de água destilada na prática a seguir é de essencial importância para se obtiver o volume aparente do instrumento. Os instrumentos de medição devem ser escolhidos levando-se em consideração sua aplicação. Análises exatas exigem