Experimento: Calibração de material volumétrico
1. Resumo
Neste relatório consta que o principal objetivo do experimento foi verificar, por comparação com um padrão, a exatidão das indicações do material volumétrico. A calibração consiste em estabelecer a relação entre os valores comparados com todos os equipamentos utilizados no experimento. Esses equipamentos devem ser manuseados com cuidados, devido serem muito sensíveis, como a temperatura. Antes de iniciar o experimento, é preciso conferir os equipamentos antes de utilizá-lo, como limpar as pipetas, controlar a vazão lentamente, escoar a água destilada nos materiais e outros. Após a realização da aferição, obtiveram-se resultados diferentes comparando com as tolerâncias admitidas, há uma pequena diferença entre essa comparação, como por exemplo, na calibração das pipetas, a de graduada apresentou uma boa calibração, a média do volume foi próxima ao valor real da pipeta, porém com o desvio relativamente baixo. Já na de volumétrica, apresentou um resultado diferente ao valor real devido a uma grande diferença. Após as aferições, concluiu-se que os cuidados com os materiais volumétricos, seja na limpeza, manuseio, armazenamento, secagem, são de suma importância para manter uma boa calibração do material e assim realizar análises com extrema precisão.
2. Introdução
A calibração, também chamada de aferição, consiste em um conjunto de operações que estabelece a relação entre os valores indicados por um instrumento de medida e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.
Todo equipamento, inclusive os equipamentos volumétricos, devem ser cuidadosamente manipulados. Sendo eles muito sensíveis a diversos fatores, como a temperatura.
A calibração é feita, passando-se uma quantidade de água pelo instrumento de medida que deseja calibrar, primeiramente o contendo e depois excluindo, em um determinado tempo e temperatura. Sendo assim, aferiu-se alguns materiais volumétricos, como: balão