Calibração de Materiais Volumetricos
THAYNA CORRÊA
AULA PRÁTICA 1:
Calibração de Materiais Volumétricos
Itajaí
2014
LUANA FIESZT
THAYNA CORRÊA
AULA PRÁTICA 1:
Calibração de Materiais Volumétricos
Relatório apresentado como requisito parcial da obtenção da nota da M1 da disciplina de Química Analítica do curso de Engenharia Química da Universidade do Vale do Itajaí do Centro de Ciências da Terra e do Mar.
Orientadora: Prof. ª Simone.
Itajaí
2014
Sumário
OBJETIVOS 4
INTRODUÇÃO 5
METODOLOGIA 6
DESENVOLVIMENTO 7
CONCLUSÃO 8
OBJETIVOS
A vidraria volumétrica é muito utilizada nos laboratórios e deve estar perfeitamente calibrada ou aferida, visando obter sempre uma maior precisão nos experimentos realizados. A principal finalidade do experimento em questão, calibração de materiais volumétricos, é se certificar que esses instrumentos estão corretamente demarcados.
INTRODUÇÃO Pipetas são instrumentos utilizados para transferência de determinados volumes. A pipeta volumétrica é notavelmente mais precisa que a pipeta graduada. Entretanto por maior que essa precisão consiga ser, não é possível garantir absoluta precisão; porem como o erro relativo (Er) é muito pequeno ele (o erro) pode ser desconsiderado sem acarretar muitos problemas futuros.
Metodologia
Materiais e equipamento
1 pipeta volumétrica de 10,00mL;
2 erlenmeyers de 125mL;
1 béquer de 250mL;
Água destilada;
Termômetro;
Cronômetro;
Balança semi analítica.
Desenvolvimento
Procedimento experimental
1 – Lavar, secar, medir a massa de dois erlenmeyer de 125mL e colocá-los próximos à balança; Massa do primeiro: 70,91g Massa do segundo :72,13g
2 – Colocar um béquer com água destilada próximo à balança;
3 - Lavar uma pipeta volumétrica de 10,00mL adequadamente até observar