Folha de respostas 3 unidade Economia
1) Quando há perdas econômicas decorrentes de desastres naturais, normalmente, as taxas de juros aumentam. Os preços dos bens e serviços, devido à escassez aumentam e o valor da moeda diminui, o que leva a um aumento na demanda de moeda, por parte da população afetada, o que aumenta a taxa de juros e diminui o investimento. Como as famílias afetadas não possuem dinheiro para poupar, e o investimento se vê diminuído, pela taxa de juros aumentada, se faz necessário que o governo entre a regular a taxa de juros, diminuindo-a. Uma forma de conseguí-lo, é aumentando a taxa nominal, para que a taxa real, no se veja afetada pelo alto índice de inflação, e o investimento seja retomado; O BC pode determinar uma razão de reserva menor para criar moeda e realizar um número maior de empréstimos, o que ajudaria a região a se repor das perdas econômicas, sofridas pelo furacão.
2) Os bancos criam moeda através do Sistema de reservas fracionárias, no qual mantêm apenas uma parte de seus depósitos de reservas, e o restante dos depósitos é destinado para empréstimos. Os fatores que aumentam ou diminuem, a capacidade dos bancos, de criar moeda são: as operações no mercado aberto, as reservas exigidas e a taxa de redesconto, usadas pelo banco central, como instrumentos controladores da oferta de moeda.
3) O PIB (Y) é composto por quatro componentes: Consumo (C), Investimento (I), compras do Governo (G) e exportações líquidas (EL): O consumo é a despesa das famílias. O investimento é a compra de bens que serão usados no futuro para produzir bens e serviços. As compras do governo incluem os gastos em bens e serviços locais, estaduais e federais. As exportações líquidas são iguais às exportações menos as importações. A palavra “líquida” é utilizada para expressar que as importações são subtraídas dos demais gastos do PIB. Por exemplo, para uma pessoa que importa um produto ao preço X,esta Y = C + I + G + EL
b. não altera o PIB porém altera o PNB
4) O Produto