a dança no contexto biblico
O objetivo desse artigo é apresentar a história da dança no contexto bíblico, através de uma pesquisa bibliográfica, por meios da coleta de dados com a indicação de fontes em livros especializados, partes de textos extraídos de livros e analisados por outros estudiosos, referencias bíblica e fontes de pesquisas através da Internet. Descrever segundo a bíblia como a dança surgiu e de que forma ela foi usada e como ainda esta sendo usada nos dias atuais para restaurar vidas e evangelizar os perdidos.
Analisar os benéficos que a dança traz para a igreja nos dias atuais.
Apresentar a dança no contexto bíblico como ferramenta de Evangelização e
Verificar os benefícios que a dança pode trazer a igreja.
PALAVRAS CHAVES: HISTÓRIA, DANÇA, BIBLIA.
INTRODUÇÃO
Qual a definição da palavra dança? Como a dança surgiu? Qual o seu significado para a igreja? Porque a dança estar no homem? Como a Bíblia retrata a dança? Através deste artigo Conheceremos um pouco sobre a dança e sua origem, como ela é apresentada na bíblia, como pode se tornar uma grande ferramenta de evangelização e quais são seus benefícios para com a Igreja.
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de músicas e vai além da expressão artística.
As artes e as expressões artísticas sempre tiveram associadas ao culto e à adoração a Deus. Segundo Isabel Coimbra:
Homens e Mulheres de todas as épocas esculpiram, pintaram, tocaram, compuseram, encenaram e exercitaram diversas outra modalidade artística como expressão de seu amor ao Deus vivo e eterno, Tu és digno, Senhor de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criastes, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas (Apocalipse 4:11). No período Paleolítico é possível encontrar pinturas de pessoas dançando. Existem também várias pinturas rupestres da Pré-história nas quais aparecem manifestações de danças em roda