Erro Atribuição Fundamental
Control, and Biases in
Social-Perception
Processes
Psicologia Social
2014/2015
Introdução
Este nosso trabalho surge no âmbito da unidade curricular de Psicologia Social e, tal como o nome indica, o nosso foco vai, essencialmente, para o sentido social, nomeadamente para o erro de atribuição fundamental.
Em psicologia social, o erro de atribuição fundamental, também conhecido como o viés de correspondência ou efeito de atribuição, é a tendência das pessoas para colocar uma ênfase indevida sobre características internas para explicar o comportamento de outra pessoa numa determinada situação, em vez de considerar fatores externos. Ele não explica interpretações do comportamento próprio de um indivíduo, onde fatores situacionais são mais facilmente reconhecidos e podem, portanto, ser levados em consideração.
Experiência 1
• Na experiência número um foi proposto aos participantes,
arbitrariamente, o papel de questionadores e de concorrentes, respectivamente, num quiz oral de cultura geral.
• Nesta situação experimental os questionadores colocaram questões elaboradas pelos próprios aos concorrentes. Todos os sujeitos classificaram o seu próprio conhecimento geral e o dos seus parceiros depois da sessão de perguntas.
Experiência 1
●
●
Foram recrutados 18 pares masculinos e 18 pares femininos para a realização de um quiz experimental, sendo que 24 compõem o grupo experimental e 12 o grupo de controlo, equitativamente quanto ao sexo.
No grupo experimental, os questionadores são encorajados a demonstrar o seu conhecimento mais esotérico, enquanto no grupo de controlo as questões são fornecidas aos questionadores por um participante anónimo. Experiência 1
• O estudo pretende demonstrar os processos pelos quais "as pessoas
formam impressões sobre conhecimentos gerais." O experimentador introduziu o formato de quiz e explicou que a um sujeito seria dado o
"trabalho de concorrente" e a outro o