Geografia Economica
IX Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas de 09 a 11 de julho de 2010
Sustentabilidade e Cultura. Desde a criação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas em 21 de abril 1989, os povos das comunidades do entorno tiveram seus costumes e qualidade de vida afetada pelos transtornos causados pela desapropriação de suas terras e moradias.
Com a colonização da Vila do PADSA, hoje então município de Chapada Gaúcha, por povos originados da região Sul do Brasil, houve um choque de culturas geradas pela diferenciação de costumes e desigualdade social, desta forma o sertanejo teve sua cultura e ambiente invadida e suprimida Preocupados com a rapidez que vinha ocorrendo esse embate a FUNATURA Fundação Pró-Natureza, através do projeto – PDS – Projeto de Desenvolvimento Sustentável, idealizou o Encontro dos Povos do Grande Sertão veredas, que a principio tinha apenas como objetivo o resgate cultural do povo Sertanejo dos municípios que pertencia ao Parque Nacional Grande Sertão Veredas.
A partir da quarta edição do evento, no ano de 2004 percebeu-se a necessidade de envolver os municípios associados ao Circuito Urucuia Grande Sertão pelo fato de possuírem afinidade cultural e sócio-ambiental. O Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas é um evento oficial do calendário dos municipios do entorno do PARNA Grande Sertão Veredas e da Associação do Circuito Turistico Urucuia Grande Sertão, considerado também de interesse regional.
É aberto a todas as comunidades da região para a apresentação de suas tradições, proporcionando a troca de expêriencias e a realização da feira de produtos sustentáveis, o intercâmbio cultural eco-turistico e a consolidação de um espaço de manifestações culturais tradicionais do sertão. Em 2006, durante a quinta edição do Encontro, foi comemorado o cinqüentenário da obra “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, com a descrição de paisagens e modos de vida sertaneja onde muitos caminhos