ERP - Tecnologia da Informação
Enterprise Resource Planning (ERP), é um Sistema de Informação / Gestão, ou pode ser definido como uma ferramenta da Gestão da Tecnologia da Informação, que integra todos os dados e processos de uma empresa num sistema. Essa integração pode ser vista de duas perspectivas, Funcional e Sistêmica.
Perspectiva Funciona: sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc .
Perspectiva Sistêmica: sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão etc.
O ERP de uma perspectiva geral, é um software desenvolvido para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
Conceito Histórico
No fim da década de 50, através dos Mainframes (Um mainframe é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações. Os mainframes são capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários através de milhares de terminais conectados diretamente ou através de uma rede. (O termo mainframe se refere ao gabinete principal que alojava a unidade central de fogo nos primeiros computadores). ), surge o Sistema de Gestão de Materiais conhecido como MRP (sigla de Material Requirement Planning) que tem como principal função, o calculo da necessidade de compra de matérias – primas e a produção de componentes a partir de uma previsão de vendas w da situação dos estoques. No fim da década de 70, surge o MRP II, (Manufactoring Resources Planning ou traduzindo, Planejamento dos Recursos de Manufatura) que tem o objetivo de informar, quem vai produzir, quando vai produzir, com quais recursos sera produzido, ou seja, a fabrica é alocada operação a operação de acordo com uma pré definição e um conjunto de recursos disponíveis.
A partir da década de 80, com o avanço da eletrônica e os computadores se tornando cada vez mais populares e baratos,