Erp em nível operacional
A sigla ERP - Enterprise Resource Planning traduzida literalmente, significa "Planejamento dos Recursos da Empresa", o que pode não refletir a realidade de seus objetivos.
Utilizando os sistemas ERP temos acesso a todas as informações da empresa a partir de qualquer departamento, possibilitando assim o processo de tomada de decisão.
Os sistemas ERP fornecem rastreamento e visibilidade global da informação de qualquer parte da empresa e de sua Cadeia de Suprimento, o que possibilita decisões inteligentes (CHOPRA e MEINDL, 2003).
Estes Sistemas, também chamados no Brasil de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, controlam e fornecem suporte a todos os processos operacionais, produtivos, administrativos e comerciais da empresa. Todas as transações realizadas pela empresa devem ser registradas para que as consultas extraídas do sistema possam refletir o máximo possível a realidade.
E.R.P: O EIXO DE UM GRUPO EMPRESARIAL
Um sistema integrado de ERP é o eixo de um grupo empresarial e é usado para suportar estratégias de negócio existentes. O ERP proporciona a uma empresa a necessária flexibilidade para melhorar as relações com o ciente (o lado da demanda) e uma melhor gestão das necessidades de produção e estoque (o lado dado oferta/suprimento). É ainda a ferramenta definitiva para uma alocação efetiva dos escassos recursos de um negócio. Com o ERP, uma empresa pode criar uma nova fundação dpara a informação, substituindo sistemas legados, pertencentes a diferentes épocas, que acumulam dados de maneiras diversas. A gerência sênior pode usar o ERP para conseguir controle sobre a informação e para melhorar o apoio tomada de decisões. O ERP também provê consistência para a informação através de todo um grupo empresarial global e incorpora o seguinte:
- Planejamento de recursos, incluindo previsão e planejamento, gerenciamento de compras e materiais, gerenciamento de almoxarifados, distribuição de produtos e contabilidade e finanças. Ao